Cidade Sede

quinta-feira, 23 de agosto de 2012
           "Capital da Fé e do Progresso". Assim é conhecido Juazeiro do Norte, no Vale do Cariri, sul do Ceará, fronteira com Paraíba, Pernambuco e Piauí.
Por isso, tornou-se ao longo do seu primeiro século de existência,
que se completou em 2011, "Meca" e "Metrópole" do Cariri.
             Como meca regional, é o maior centro de turismo religioso popular da América Latina. Em Juazeiro encontra-se em fase de conclusão o segundo maior templo católico do País: igreja de Bom Jesus do Horto. Como metrópole
 regional, Juazeiro é o maior centro populacional, comercial, industrial e cultural do Cariri e do Nordeste central do Brasil. Milhares de turistas se juntam aos milhões de romeiros em visita ao Juazeiro do Norte, todos os anos, sobretudo em setembro e novembro, se encantam com a expressão de fé e a beleza monumental de seus principais santuários, que estão entre os maiores e mais bonitos do Nordeste brasileiro.
        Quem vai ao Juazeiro não pode deixar de visitá-los e contemplá-los. Eles proporcionam algo confortante de transcendentalismo. 


    GALERIA DE IMAGENS (CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR)
    A Ciedade A Cidade A Cidade A Cidade


    Basílica de Nossa Senhora das Dores: construída pelo Padre Cícero em 1875, reformada em 1884; matriz da primeira paróquia, hoje a terceira maior do Juazeiro; a imagem da padroeira, que ocupa seu altar-mor, foi esculpida em Paris, França; em 1904, ganhou um monumental relógio fabricado no próprio Juazeiro; foi nessa igreja que aconteceu, em 1889, o fenômeno que mudou a história e o destino do então pequeno lugarejo: quando recebeu a comunhão das mãos do Padre Cícero, a beata Maria de Araújo teve a hóstia transformada em sangue em sua boca.Com isso, Juazeiro do Norte virou um centro de peregrinação permanente e de progresso. É o mais visitado templo católico do Nordeste brasileiro. Por isso, considerado "Catedral do Nordeste". 


    Santuário do Coração de Jesus: construído em 1949 pelos padres salesianos, principais herdeiros do Padre Cícero; matriz da segunda maior paróquia de Juazeiro; sua origem está numa promessa do Padre Cícero que, inclusive, trouxe uma maquete feita em Roma onde esteve em1898; mas por sua grandiosidade, não foi possível executar o projeto original; imagem do Coração de Jesus, posta no altar-mor, foi fabricada pelos alunos salesianos de Gênova, Itália; sua cúpula destaca-se na paisagem urbana de Juazeiro, sendo um dos cartões-postais da cidade; é um dos mais visitados templos católicos do Nordeste.

    Santuário de São Francisco: construído em 1950, em estilo lombardo-saxônico, com doações do povo de Juazeiro do Norte; sua torre tem 53 metros de altura, é um potnod e referência da Cidade do Padre Cícero; matriz da maior entre as dez paróquias de Juazeiro; seu relógio de torre, fabricado no Juazeiro, tem um ponteiro com 3 metros e outro com dois metros; seu carrilhão conta com oito sinos; a imagem de São Francisco, que se encontra no altar-mor, foi esculpida em Gênova, Itália; praça na frente do santuário é uma réplica da praça de São Pedro, no Vaticano, e tem capacidade para acolher 50 mil pessoas; é considerado o maior e mais belo templo católico do Nordeste brasileiro.

    Santuário de Bom Jesus do Horto: em construção pelos padres salesianos, atendendo a velho sonho do Padre Cícero, na Colina do Horto, onde fica a estátua de 27 metros; sua torre principal terá 48 metros de altura, equivalente a um edifício de 16 andares; ocupa área de 5.700 metros quadrados e terá capacidade para acolher 15 mil fiéis, cinco vezes mais do que a Catedral da Sé em São Paulo; está sendo erguida ao custo de quase R$ 6 milhões com doações de católicos e afilhados do Padre Cícero; é a maior obra da Igreja Católica no Brasil, desde a Basílica de Aparecida, São Paulo; quando concluído, será o maior templo católico de todo o Norte e Nordeste. 
Fonte: Guia JuaNorte
 

©Copyright 2011 ECECIC 2012 | TNB | Executiva Cearense dos Estudantes de Ciências Contábeis